DINÂMICA CRIATIVA

Aproximar a Arte a Centros de Dia

DIÁLOGOS DE PROXIMIDADE

Destinatários: Instituições e entidades que trabalhem com o colectivo senior
Duração: 14 Sessões / 1:30h cada
Formato: Presencial
Local: A designar
Valor: Sujeito à apresentação de proposta

Sinopse

“Diálogos de proximidade” é um projecto educativo, criado com o intuito de promover uma ponte de proximidade entre o colectivo sénior e os Centros de Arte. Uma proposta assente no diálogo para aproximar este público aos seus espaços e conteúdos artísticos, possibilitando novas descobertas e aprendizagens e oferecendo espaços edinâmicas de interacção, assentes na expressividade de uma liberdade individual e colectiva.

Casa, é o conceito estrutural, que dará abrigo e vida a cada um dos encontros de trabalho. Um convite para pensar, recordar e reflectir sobre a palavra casa, a amplitude do seu significado e a subjectividade da sua simbologia. Casa como espaço particular ou convertido em espaço público, como alguns Museus ou Centros de Arte.

 

Está dirigido a quem:

  • Contextos de Centros de dia que procurem ampliar e diversificar a oferta pedagógica junto do seu público.
  • Pessoas que independentemnet da sua idade ou condição, sintam curiosidade por aprender e contactar com novos estímulos.

 

O que irá proporcionar?

  • Desmitificar o contacto com a Arte e os espaços que a acolhem.
  • Fomentar uma relação de proximidade e descoberta entre o colectivo sénior e os Centros de Arte.
  • Actualizar linguagens, desmistificar conceitos e estimular novas aprendizagens;
  • Incentivar a uma nova relação com as obras de arte, com o intuito de promover um novo olhar sobre a Arte.
  • Promover a troca de ideias, experiências, opiniões e um pensamento criativo;
  • Promover uma experiência, um encontro com a Arte mediante uma experiência vivencial que parte dos referentes da realidade deste público diversificado;
  • Fomentar a auto-estima e a confiança valorizando as opiniões de cada individuo.
  • Proporcionar o trabalho em grupo;
  • Fomentar o dialogo, a participação activa e a escuta:
  • Promover um entendimento sobre a importância do processo criativo, mediante a experiência promovida;